domingo, 23 de junho de 2013

como viviam e morriam os escravos no Brasil

interessante artigo que vc pode ler aqui

Provas bimestrais

O calendário de provas bimestrais já foi bem divulgado, mas não custa lembrar: todas as series (exceto pelo 110 - manhã) farão prova no dia 25/06.
Matéria dos 1s anos: grandes navegações, economia colonial (diruno e noturno)
Matéria dos 2s anos: revoluções: gloriosa, francesa, industrial, conjurações mineira e baiana.
A turma 110  terá sua prova no dia 5/07, sexta-feira. A materia é a mesma de todos os outros 1°s anos.

Adiamento: videoclipe

Pessoal, devido à chegada das provas bimestrais e a grande carga de atividades em que vcs estão envolvidos, adiei o trabalho (e a nota) em grupo que devia resultar num videoclipe para o proximo bimestre.
Isso quer dizer que vcs ganharam mais tempo e podem caprichar mais!


A guerra das duas rosas em seriado

Para aqueles que gostam de aprender se divertindo, esta pode ser uma boa opção.
Eu digo PODE, porque ainda não assisti.
Trata-se da guerra das duas rosas, episodio da história inglesa do qual pouco se costuma falar.
O seriado inova ao apresentar o assunto na otica feminina.
Ainda não assisti, logo que o fizer, comento.
pode ser baixado aqui

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aprofundamento - primavera árabe

Posto aqui para o pessoal do aprofundamento, mas convido a todos para lerem. É sobre a Primavera Arabe, um assunto que está bombando nas provas ...






domingo, 16 de junho de 2013

sábado, 15 de junho de 2013

O Brasil holandes - arte

clique aqui para saber um pouco mais sobre o Brasil Holandes.
Veja a beleza delicada dos azulejos holandeses pintados à mão: azulejos por terem cor azul

Brasil colonia - museu brennand

Esse museu, situado em Pernambuco, tem um acervo belissimo, que conta uma parte da civilização do açucar. Tapetes Gobelin, telas originais, armaduras, vc pode conferir fotos incriveis no site

Filme - a marvada carne - Brasil republica

Esse filme representa bem o cotidiano dos interiores do Brasil, desde o inicio do século XX. Na verdade, dependendo da região, ainda pode ser atual.
Costumes, crenças, festas, a vida dificil, a simplicidade, tudo retrata um Brasil caipira, que vai ficando cada vez mais longe ...

É a historia de um homem que tem um sonho - comer carne de gado. E ele sai pelo mundo atras dessa carne, quando se encontra com uma moça "Sá Carula" cujo sonho é se casar. Para isso ela castiga Santo Antonio sem dó. As carinhas que o Santo faz, são hilarias.
É uma comedia singela, sobre um tempo de ingenuidades. Para assistir, clique

Filme - DESMUNDO - Brasil colonia

Como prometido, o filme de que falei, Desmundo. O filme apresenta uma belissima reconstituição de época e segue muito fielmente a história, ou seja, vc esta vendo "quase" a realidade.
Trata-se de uma história com personagens ficcionais, mas que se baseia em costumes verdadeiros da colonia: o envio de orfãs portuguesas para casarem-se com homens "ricos" brasileiros.
Os costumes, a língua, a vida cotidiana, a falta de conforto, enfim, toda a ambientação é baseada em história. Percebam que o portugues falado no filme quase não se entende.
É um belo filme, para se sentir a dureza da vida colonial e principalmente, a vida dificil das mulheres naquele tempo.
Destaque para a maciça presença de indigenas e a importância da religião.
Aviso: o filme tem cenas "fortes". Para assistir, clique.
Há legendas para esse filme, pode ser necessário.

filme: O diario de Anne Frank - sobre os judeus e a segunda gerra

Anne Frank foi uma jovem judia que, durante a segunda guerra mundial esteve escondida por um longo tempo em um refugio secreto, até que finalmente foi encontrada e levada para um campo de concentração onde morreria.
Durante o confinamento, Anne escreveu um comovente diário sobre seus dias escondida, contando seus sentimentos, sonhos, o primeiro amor ...
A primeira versão é um clássico em preto e branco que se propoe a ser fidedigno ao filme. Veja aqui

A segunda versão é mais atual, colorida, de 2001 e tem legendas escondidas. Vc tem que clicar em legendas escondidas, para aparecerem. aqui

O filme é lindo, Anna é uma menina alegre, sensivel e sua passagem pela adolescência, mesmo em meio aos horrores da guerra, se parece com o de todos nós, com os mesmos sonhos, problemas e etc.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

projeto - "história dá samba"

Passos para realização do projeto

1- divisão de grupos
2 - divisão de tarefas:
a) escolha da musica
b) pesquisa histórica: sobre o periodo historico que a musica retrata
c) pesquisa de imagens
d)composição de uma música (quando não se optar por uma já gravada)
e) quando se optar por compor ou apenas gravar uma musica já existente
f) escolha das imagens
g) montagem da animação
h) sincronização entre musica e imagens.

3 - entrega dos clipes no ultimo dia de aula.
4 - seleção dos melhores de cada sala e do melhor de toda a escola.
5 - divulgação dos vencedores e premiação

aprenda on line - grátis e bem feito

várias linguas para aprender, com professor nativo e num programa bem feito clique

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Por falar em tesouros perdidos ...

Encontraram uma cidade egipcia sob o mar, com direito a navios, templos e ouro!

veja aqui


Eis Heracleion reconstruida ´por computador. Essa é a versão do que os arqueologos acreditam que tenha sido a cidade, quando estava SOBRE a água.
Trata-se de importante porto da antiguidade, provavelmente o mais importante para o comercio com o Egipcio.
Foram mais de 10 anos em busca dela, mas finalmente estão se revelando grandes segredos ...

Plebe rude - até quando esperar

Punk rock no Brasil existiu sim. Acabou rápido, mas deixou coisas boas, como o Plebe Rude.
A música desse clipe - "Até quando esperar", ilustra as questões que estamos discutindo no segundo ano (noturno) e aponta para problemas que - infelizmente - parecem não ter fim. O clipe, aqui

Boudicca a rainha guerreira

Os celtas foram os primeiros povos a habitar a Inglaterra. Foram colonizados pelos romanos (lembram) e lutaram bravamente, até perder a guerra.
Entre os herois celtas, está Boudicca, a rainha guerreira. Aqui o clipe contando sua historia, sempre pelo "Deu a louca na história.sem legendas ...

Os metaleiros (e os vikings) também amam

Pensa que sabe quem inventou o metal (rock)? Foram os vkings! confira nesse clipe engraçadissimo, do programa Deu a louca na historia sem legendas ...
Mas vc pode assistir dublado, na tv!

Rap do rei - George II - o cara rave

Depois de Crommwell, os ingleses se cansaram do puritanismo exagerado e retornaram o católico George II, considerado um rei "festeiro". Aqui um rap do programa deu a louca na historia, muito legal! infelizmente sem legendas

Como 30 alunos da 5ª série mudaram o mundo

Porque a história é a gente que faz!

" Estudantes da quinta série de uma escola na cidade de Hamburgo, Alemanha, impediram que seu colega de classe, Gleb, fosse deportado. Tudo o que eles precisaram foi de uma petição e um número suficiente de assinaturas.

Gleb viajou para Alemanha para fazer um tratamento contra leucemia. Ele passou por uma operação que salvou sua vida e passou a assistir aulas na escola, rapidamente se transformando no melhor da classe. Mas o governo alemão tentou deportá-lo de volta para a Rússia. Os colegas de classe do Gleb criaram uma petição endereçada aos funcionários do governo local e pediram a eles que impedissem a deportação.

Quando a petição ficou famosa, um funcionário local do governo alemão começou a olhar para a campanha feita pelas crianças. E, em questão de semanas, Gleb foi salvo e conseguiu continuar o tratamento de que tanto precisava. Seus amigos salvaram o seu futuro, e tudo começou com uma simples ação. Com apenas um clique, é possível começar campanhas sobre as questões mais importantes para nossa comunidade ou compartilhar com nossos amigos. Nunca se sabe quem poderá começar a próxima campanha para mudar a vida de alguém, ou mudar o mundo!

http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?cl=2935343525&v=25735

Os colegas de classe do Gleb começaram uma campanha incrível em questão de minutos e alcançaram uma grande vitória. Vamos imaginar o seguinte: e se todos nós dedicássemos uma pequena parte do nosso tempo livre para começar uma campanha? Não há limite para as coisas que poderemos alcançar!

Começar uma campanha é muito rápido, mas o impacto da vitória pode durar anos. E mais: se uma petição espontaneamente tiver apoio da comunidade e das pessoas em geral, a equipe da Avaaz poderá escolhê-la, dar conselhos de estratégia, ajudar os criadores a falarem com a mídia, e até mesmo enviá-la para mais membros da comunidade. Temos várias dicas e conselhos para ajudar os criadores das petições nesta jornada. É preciso apenas dar o primeiro passo, contagiar os outros com nosso entusiasmo e logo estaremos próximos à linha de chegada: alcançando vitórias sobre questões locais, nacionais e globais.

Vamos compartilhar este email com todas as pessoas que conhecemos e que têm ideias sensacionais para fazer do mundo um lugar melhor – ou podemos começar a mudança juntos agora mesmo neste link:

http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?cl=2935343525&v=25735

Muitas das campanhas da Avaaz foram criadas por membros da comunidade. Campanhas que vão desde salvar centenas de trabalhadores indianos que estavam no Bahrein até permitir que parceiros e cônjuges visitem as pessoas que amam nas prisões do Novo México, nos EUA. Todas estas campanhas foram criadas em apenas algumas minutos. Vamos juntos nos tornar transformadores do mundo e multiplicar o nosso impacto milhares de vezes.

Com esperança e entusiasmo por tudo aquilo que conseguimos fazer juntos.

Emma, Oli, Dalia, Patri, Laura, Ricken, Luis, Chris e toda a equipe da Avaaz"

1922 - os loucos anos 20 - pouco antes da crise de 29

Leonardo de Caprio, numa nova versão - a 5! - de um livro essencial. O Grande Gatsby.
Trata-se de uma história de amor, festas e muito glamour, nos loucos anos 20, um pouco antes da grande depressão americana.
Ainda Não vi, mas pretendo!





O resumo:

"O Grande Gatsby acompanha o escritor aspirante Nick Carraway enquanto ele deixa o meio-oeste em direção a Nova York na primavera de 1922, uma época em que a moralidade tornava-se menos rígida, o jazz explodia e bebidas ilegais criavam impérios. Em busca de sua própria versão do Sonho Americano, Nick acaba vizinho de um misterioso milionário festeiro, Jay Gatsby, quando vai viver do outro lado da baia com sua prima, Daisy, e o marido dela, o filantropo de sangue-azul, Tom Buchanan. É nesse ambiente que Nick é atraído ao mundo cativante dos super-ricos, suas ilusões, amores e traições. Nick então usa essa experiência para escrever um conto de amores impossíveis, sonhos incorruptíveis e tragédias que espelha os nossos próprios tempos e conflitos".

Leonardo Di Caprio vive Jay Gatsby. Carey Mulligan interpreta Daisy Buchanan e o narrado, Nick Carraway, é Tobey Maguire. Completam o elenco Jason Clarke (George Wilson), Isla Fisher (Myrtle Wilson), Joel Edgerton (Tom Buchanan), Elizabeth Debicki (Jordan Baker) e Amitabh Bachchan (Meyer Wolfsheim).

A produção de 150 milhões de dólares chega aos EUA em 10 de maio e ao Brasil em 7 de junho.

Encontrado diário nazista: Alfred Rosenberg, assessor de hitler

Encontrado nos EUA diário perdido de líder nazista e assessor de Hitler

Alfred Rosenberg, confidente de Adolf Hitler, desempenhou um papel central no extermínio de milhões de judeus durante a 2ª Guerra Mundial

O governo norte-americano recuperou 400 páginas do diário desaparecido de Alfred Rosenberg, confidente de Adolf Hitler que desempenhou um papel central no extermínio de milhões de judeus e outros durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma avaliação preliminar do governo americano examinada pela agência Reuters garante que o diário pode oferecer uma nova visão sobre os encontros de Rosenberg com Hitler e com outros líderes nazistas, incluindo Heinrich Himmler e Herman Göring. Também inclui detalhes sobre a ocupação alemã da União Soviética, incluindo planos de assassinato em massa de judeus e outros europeus do Leste.

"A documentação é de importância considerável para o estudo da época nazista, inclusive para a história do Holocausto", segundo a avaliação preparada pelo Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, em Washington.

"Uma análise apressada do conteúdo indica que o material lança nova luz sobre várias questões importantes relacionadas à política do Terceiro Reich. O diário será uma fonte importante de informação a historiadores que complementa, e em parte contradiz, documentação já conhecida.

De que forma os escritos de Rosenberg, um ministro do Reich nazista que foi condenado em Nuremberg e enforcado em 1946, poderiam contradizer o que os historiadores acreditam ser verdade não está claro. Mais detalhes sobre o conteúdo do diário não estavam disponíveis, e uma autoridade do governo norte-americano insistiu que a análise do museu continua preliminar.

Mas o diário inclui detalhes sobre as tensões dentro do alto-comando alemão, em particular a crise provocada pelo voo de Rudolf Hess para a Grã-Bretanha em 1941, e o saque de obras de arte em toda a Europa, segundo a análise preliminar.

Fonte: Terra

Porque estudar história?

Lembro de Laura ainda jovem, lá pelos 30 e tal, no ICHS (sempre graças à Andréa Lisly) tão competente, bonita e elegante. Ela desmistificava os estereótipos de que intelectual tem que ser "feio, sujo e malvado".
Laura era bela, suave, extremamente pertinente e - maravilha das maravilhas - clara e acessivel. Falava de temas menos áridos (em tempos ainda marxianos) de maneira que nos interessavam facilmente.
A foto dela mostra um dom ainda interessante - a graça de envelhecer com dignidade, sem botox nem medo do futuro.
Um exemplo de intelectual e de (porque não?) genero.
O texto, aqui

FIKA A DIKA - PALESTRA dia 18/06

Uma palestra bem bacana, sobre a história do Brasil
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=369506836494647&set=oa.183827091781182&type=1&relevant_count=1&ref=nf

segunda-feira, 10 de junho de 2013

DESAFIO - pintores holandeses

Os pintores holandeses que acompanharam Nassau produziram quadros quee preocupavam em preproduzir a natureza brasileira, sem nenhuma intenção artistica. Isso porém não garantia exatamente veracidade no que estava sendo representado.
A cena em questão é mulher mameluca, de Albert Eckout. Repare bem na cena e pense: esse cenário existia mesmo?

mulher mameluca: Albert eckout

foto de um cajueiro

Imigrantes - descendente de franceses?

quer saber mais sobre sua familia?

Gostaria de obter informações sobre meu sobrenome francês e sobre minha genealogia francesa. Como faço?

Existem sites que tratam de geneologia onde poderá ter maiores informações sobre seus ancestrais:

http://www.afg-2000.org
http://www.genealogy.tm.fr
http://www.genefede.org
http://www.geneanet.org
http://notrefamille.com

Pra não dizer que eu não falei de animes

Tenho que reconhecer minha total ignorância sobre a história do Japão. Isso dificulta reconhecer as relações entre a história e os animes.

Percebo porém, muitas referencias à Inglaterra, principalmente no século XIX.
E, por outro lado, há uma coisa bacana que eles fazem que é tentar prever o futuro. Dois animes que eu gosto muito e que tratam de projeções para o futuro:

Stein gate - um cientista louco pobre que inventa uma maquina do tempo com um celular e um micro-ondas. É uma grande piada de ação pra discutir altas teorias sobre paradoxos temporais e relatividade. pra ver o clipe, clique aqui
 onde encontrar o anime pra baixar aqui
 
informaçoes off:

 e o Titor existiu mesmo - ou melhor, alguem se denominando titor e dizendo ter viajado no futuroaqui

  tradução da pagina do pcque aparece no anime
 
glossário de paradoxos temporais aqui
 


outro anime de sci-fi (ficção cientifica) que eu gosto muito é o Ergo proxy. Além da musica de abertura do Menoral - KIRI (atorooom!) o anime é bacanerrimo, misturando referencias de mitologia, com perspectivas apocalipticas de futuro que nos fazem pensar sobre para onde vamos!

É uma historia de ação no futuro, em que uma super policial rodeada de robots, topa com um nerdzinho medroso cheio de segredos ... A humanidade vive numas redomas e em volta o mundo praticamente acabou.
clique pra ver o clipe

da pra baixar aqui

Do túnel do tempo - Cássia Eller

Cássia gostava muito de recuperar velhos sucessos. Ela tirava a poeira e mostrava que o que é bom, não tem tempo. Essa é apenas uma das músicas que ela recuperou e ficou muito legal clique

Desafio - Documento - padrões e pelouros

Segue abaixo um trecho do livro A guerra dos mascates, de Jose de Alencar.


"Por ordem sua se lavraram ás occultas e de noite no Forte do Mattos as pedras de cantaria para
o novo pelourinho; de modo que sendo preciso se podesse erigir a villa de um dia para outro.
Naquelle tempo não se criavam cidades e villas como hoje, com uma pennada ; era indispensavel
a picota, erguida na praça concelheira, ás acclamações do povo, como padrão do governo da
terra."
(ALENCAR, José de) SENIO:  A Guerra dos Mascates. Chronica dos tempos coloniaes.  Rio de Janeiro, Garnier, 1873. v.2 p137.

Quem foi que inventou o Brasil? Marchinha de Carnaval

O som pessimo, os arranjos muito antigos, mas a letra é uma delicia. clique pra ouvir
Trata-se de uma música de carnaval dos anos 1930, de um grande compositor chamado Lamartine Babo.
A letra "resume" a história do Brasil, prestem atenção.
Segue a letra

História do Brasil (marcha/carnaval)
Lamartine Babo

Quem foi que inventou o Brasil?
Foi seu Cabral!
Foi seu Cabral!

No dia vinte e um de abril
Dois meses depois do carnaval

Depois
Ceci amou Peri
Peri beijou Ceci
Ao som...
Ao som do Guarani!

Do Guarani ao guaraná
Surgiu a feijoada
E mais tarde o Paraty

Depois
Ceci virou Iaiá
Peri virou Ioiô

De lá...
Pra cá tudo mudou!
Passou-se o tempo da vovó
Quem manda é a Severa
E o cavalo Mossoró

divulgando alteradores e lembrando plebe rude

Num tempo em que música é só simulação de sexo verbal - haja funk - topei com essa banda bacana, começando e cheia de vontade de fazer rock. Me lembraram o Plebe Rude, que era uma banda muito bacana dos 80.
O nome deles é alteradores e pra quem gosta de rock, eles parecem promissores.experimente aqui.

Já o Plebe rude era uma banda de punk rock dos anos 80, que tinha umas músicas bem engajadas no sentimento que a nossa geração compartilhava: o desejo de liberdade (politica) além, claro, de liberdade em todos os sentidos. Coisa de jovem, "saca"?
Pra ouvir um hino da juventude dos anos 80, contra a ditadura, clique aqui.

Mais uma do Plebe, essa ainda mais engajada nas questões sociais clique

A qualidade dos videos, infelizmente não é boa e o som, tem toques de punk rock, mas também um ritmo de new age, que era o "dance" daqueles tempos.
O Plebe tem a seu favor as letras bem inteligentes, engajadas e uns arranjos legais.

sábado, 8 de junho de 2013

A vida cotidiana na colonia - musica arrumação

A vida na colonia, (vida de roça) não era nada fácil. Ora as tempestades, ora as onças, ora ciganos, ou indios, ou ladrões, enfim, mil perigos e sobressaltos.
E o que nos conta essa melodia belissima de Elomar, em que se recria uma sonoridade de música medieval e uma saborosa linguagem que tenta lembrar um portugues de antanhos.
duas versões: Um delas tem um video que tenta ilustrar a musica, cantada por Tadeu Franco, musico mineiro dos anos 80, aqui.

Nessa outra versão, mais bonita em termos de arranjo e execução, temos Francisco Aafa e Dell Meireles

Deu a louca na historia hospital historico

trata-se de uma programa de humor negro, baseado em fatos reais.  Pode ser visto na TV escola, pela manha, tarde e noite.
ou assistido em video no you tube. Confiraaqui - hospital historico

horarios

durante a semana
10:30
15:30
19;30

sábado
09:30
10:30
11:30

deu a louca na historia de Portugal - descoberta do Brasil

Muito legal esse programa, com episodios da historia de portugal, contados com muito humor. Nesse episodio eles contam tudo sobre a viagem de Cabral, explicando diferenças de navios, comunicação entre eles, o que eles levavam para comer, onde dormiam. Destaque para as touradas de tubarão no navio! É muito interessante!
O sotaque atrapalha, mas da pra entender. clique

zé ramalho canta a ultima nau (grandes navegações)

Uma das melhores canções do cd Mensagem confira

Filme sobre a vinda da corte para o Brasil - comédia

Esse filme não é "exatamente" o que aconteceu.
É uma reconstrução em que se tentou tornar a história divertida e portanto, muitas coisas foram transformadas.
É divertido, porem.para ver no youtube

Filme histórico portugues batalha de aljubarrota

Esse filme - que eu não consegui encontrar - fala da batalha de Aljubarrota. É legal de se ver o sotauqe lusitano em roupas medievais para ver o clipe

Aproveitando o dia dos namorados ...

apresento um poema belissimo de Fernando Pessoa sobre as cartas de amor aqui

Onde pesquisar?

A biblioteca é sempre uma boa pedida e vcs tem a biblioteca da UFV repleta de livros. Além disso, a internet também está lotada de sites.
Alguns que eu indico.

Brasil Escola clique
Info escola clique
historia brasil clique

E há muitos mais. Só procurar!

Padrão - Fernando Pessoa - André Luis de Oliveira

Atividade de análise com fontes. Tema: grandes navegações. Meio - música de Fernando Pessoa/ André Luiz de Oliveira.

Para acessar o video da canção "Padrão", clique aqui.
Fontes de pesquisa - livros didáticos, internet

Trechos para análise:

a) Este padrão sinala aos ventos e aos céus
que, da obra ousada, é minha a parte feita
o por fazer é só com Deus.

b) E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas quinas, que aqui vês
Que o mar com fim será grego ou troiano:
O mar sem fim é português.

Data de entrega: 11/06/13
Valor - 5 pontos.

Iconografia
Padrão de Diogo Cão
 Brasão do Duque de Viseu - Infante Dom Henrique
 Padrão atribuido a Diogo Cão
 Pelouro (Portugal)
 Mapa de 1504

historias em quadrinhos - baixe grátis!

Dois sites bacanas para baixar historias em quadrinhos:

"museu digital dos quadrinhos" Digital Comic museum. Eles afirma ter mais de 500 mil quadrinhos pra baixar.clique aqui
gibiteca - esse é br, especializado em Mauricio de Souza. Tem também muitos livros pra baixar, principalmente estes em série que são um sucesso, cheios de vampiros e aventuras. clique aqui