Está falando em concursos, mas o enem é um concurso ....
Especialista mostra como preparar o emocional para um concurso público
por
Gabriel Serravalle
Publicada em 09/07/2013 01:07:53
Foto: SXC/Creative Commons
Estabilidade profissional e financeira, além de outros benefícios somados ao salário, atrai cada vez mais pretendentes a cargos públicos. Com a concorrência, os candidatos necessitam de uma preparação eficiente e que resulte em um bom desempenho na hora da prova. Mas o êxito não está condicionado simplesmente ao estudo. Uma soma de vários fatores, antes e durante a realização do exame, pode ser decisiva para a aprovação.
Quem dá a dica é o especialista em concursos públicos e professor de direito constitucional e administrativo, Edem Nápoli. Ele ensina que a preparação do concursando deve se dividir em níveis: planejamento/organização, técnicas de estudo e técnicas de realização da prova.
No primeiro o candidato deve definir qual a carreira que deseja seguir, se planejar de acordo com as orientações do edital e organizar o tempo de estudo. O segundo refere-se à metodologia de estudo que a pessoa deve adotar, como sublinhar ou marcar textos, praticar exercícios e simulados. E o terceiro diz respeito ao que o aluno deve fazer durante os exames, como responder primeiro as questões mais fáceis e calcular o tempo de resposta de modo a não comprometer a marcação do gabarito.
“Mas o candidato não deve se preparar para um único concurso especificamente. É importante que ele faça vários e acumule experiência para outras provas. Assim ele fica mais preparado e aumenta as chances de aprovação. E não pode desistir se não conseguir. Pelo menos 90% dos candidatos não passam de primeira”, acrescenta Nápoli.
O aspecto emocional também deve estar equilibrado. Para isso, é importante que o candidato não seja submetido à pressão por um bom desempenho. “O candidato não deve se cobrar. Nem a família. Ninguém faz concurso para passar, mas sim até passar”, explica.
veio daqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Apenas comentários identificados serão publicados